Colchão magnético: Guia completo sobre o produto

Colchão magnético é bom? Entenda vantagens e como funciona!

Os colchões magnéticos são aqueles modelos que possuem, em sua composição, a aplicação de ímãs, responsáveis por criar um campo magnético.

Esses ímãs possuem cerca de 800 Gauss de magnetismo e pastilhas de infravermelho longo, além daqueles com molas.

Mas a pergunta que fica é, esses colchões são realmente bons? Quais os seus benefícios? Foi pensando nisso que o Guia dos Colchões elaborou este guia completo, com todas as informações que você precisa.

O magnetismo é utilizado desde o seu descobrimento no século XIII, na Grécia antiga. Uma possibilidade de aplicação mais recente desse fenômeno físico é na qualidade de uma boa noite de sono.

Presente nos colchões magnéticos, ímãs e outras tecnologias prometem muitos benefícios.

Para melhor compreender o assunto, a leitura consistirá em definir o que é o colchão magnético, em seguida apresentaremos alguns de seus benefícios e, por fim, indicaremos algumas marcas de colchões que já utilizam a tecnologia. Acompanhe!

Leia também:

O que é um colchão magnético?

A criação do colchão magnético gira em torno dos anos 70. Nesse período,  médicos e representantes da indústria de colchões aliaram seus conhecimentos para criar um produto com uma rica tecnologia, com o objetivo de promover não apenas conforto, mas também saúde para seus usuários.

O colchão magnético é um colchão que utiliza a força magnética dos ímãs para criar um campo magnético ao redor desse. Esses ímãs ficam em meio a espuma, promovendo uma auto massagem e uma melhor circulação de ar.

Além disso, eles ajudam a reduzir a transpiração durante o sono e estimular a circulação sanguínea.

Isso tudo faz com o que esses modelos entreguem um sono de maior qualidade, especialmente quando comparados aos demais modelos sem essa tecnologia. Portanto, ponto para esse modelo!

Porém, muitas dúvidas ainda existem acerca da qualidade do colchão magnético, do seu funcionamento e possíveis malefícios, especialmente por essa tecnologia ainda estar presente somente nos modelos mais exclusivos das grandes marcas.

Principais benefícios do colchão magnético

As principais marcas que utilizam essa tecnologia afirmam que os colchões magnéticos estimulam a circulação de ar, melhoram a qualidade do sono e a oxigenação do sangue, tornando o descanso mais profundo e de melhor qualidade.

Os produtos possuem certificação do Inmetro e contam com ação antifúngica e antialérgica. Assim, seu sono estará livre de agentes que possam causar alergias ou perturbar o seu repouso ideal. 

Portanto, dentre os principais benefícios dos colchões magnéticos, estão:

  • Melhora a qualidade do sono

  • Aumenta a oxigenação do sangue

  • Diminui possíveis dores e inflamações

  • Reduz o estresse

  • Melhora a disposição

  • Combate a insônia

  • Auxilia na eliminação de toxinas

Desse modo, os colchões magnéticos apresentam-se com grandes vantagens para seu usuário. Isso tudo se reflete em um sono mais próximo do ideal, mas também em um valor de aquisição um pouco mais alto do que os demais colchões sem a mesma tecnologia.

Um colchão magnético pode custar de 2 até 5 vezes a mais do que um colchão normal, colocando esses modelos de colchões em um patamar mais premium das grandes marcas de colchão. Assim, você deverá ponderar também o quesito financeiro na hora de adquirir o seu!

Por isso, continue a leitura com atenção, para decidir se esse investimento vale a pena para você ou não, com base nos benefícios oferecidos pelo uso de um colchão magnético.

Como o colchão magnético funciona?

É importante entender o funcionamento, uma vez que essa tecnologia ainda não está difundida em todos os modelos.  Isso faz com que existam muitas dúvidas no mecanismo de funcionamento desses colchões.

Diferente dos colchões comuns, feitos a base do enchimento EPS (Poliestireno Expandido) e uma camada comum de espuma, o colchão magnético conta com uma faixa de pastilhas magnéticas imersas em uma espuma piramidal. 

Essa camada, além de propiciar a formação de um campo magnético, possui uma ação terapêutica e massageadora. Desse modo, essa tecnologia promete entregar um sono de maior qualidade para seus usuários. 

Uma outra tecnologia empregada nesses produtos é a terapia de infravermelho, que utiliza pastilhas de infravermelho longo capazes de melhorar a circulação sanguínea, promover a renovação celular e combater a insônia. Isso tudo faz com que o usuário possa desfrutar de um descanso mais próximo do ideal.

Além dos ímãs e da terapia de infravermelho, alguns produtos contam com a tecnologia de vibroterapia, uma técnica praticada por motores internos que vibram e emitem ondas eletromagnéticas capazes de prevenir problemas circulatórios, reduzir a retenção de líquidos e ajudar no alívio do estresse. 

Portanto, todas essas tecnologias aplicadas no colchão magnético fazem com que esse se apresente como uma opção de colchão premium no mercado.

Esses benefícios todos se revertem em qualidade do sono para o usuário, o que é comprovado no momento em que a maioria dos compradores não se arrependem de sua escolha. 

O colchão magnético é realmente bom?

Em geral, os usuários do colchão magnético relatam que conseguem sentir os benefícios da utilização deste produto em sua saúde e na qualidade do seu sono. Além disso, as pesquisas indicam que os benefícios do colchão magnético são reais e irão auxiliar nos cuidados com a sua saúde. 

Ou seja, na maioria dos casos, existe um retorno comprovado desse investimento que é adquirir um colchão magnético. Portanto, para aquelas pessoas que pensam em adquirir o produto,  saiba que dificilmente você irá se arrepender. 

Esse modelo de colchão pode ser utilizado, ainda, por crianças e adolescentes que possuem o sono agitado e apresentam dificuldade para dormir, uma vez que auxilia no combate à insônia. Além disso, podem ser usados por gestantes, idosos e pessoas com próteses ou pinos metálicos.

Isso tudo faz com que o colchão magnético seja extremamente versátil e possa ser utilizado para um amplo espectro de usuários. Portanto, essa comodidade pode ser oferecida para toda a sua família!

Ressaltamos, no entanto, que nem todos podem utilizá-los. Portadores de marca-passo não devem utilizar o colchão magnético pois ele pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho e promover o descarregamento mais rapidamente. 

Ainda que existam marca-passos blindados contra as ações do eletromagnetismo, um médico deverá ser consultado para evitar possíveis transtornos.

Ou seja, não adquira um colchão magnético caso você se encaixe nesse grupo,  uma vez que você poderá correr algum tipo de risco. E é sobre esses efeitos indesejados nos colchões magnéticos, que vamos falar a seguir. 

Efeitos colaterais do uso do colchão magnético

Como nada na vida possui somente benefícios, outro ponto importante que deve ser levantado sobre a utilização deste produto são os seus possíveis efeitos colaterais. 

Em geral, o colchão magnético não traz qualquer malefício para a saúde, mas assim como qualquer produto, em determinados casos ele pode provocar reações orgânicas indesejadas no corpo do usuário. 

Essas reações, embora muito raras, podem acontecer e devem ser muito bem monitoradas, para que o usuário não tenha a sua saúde prejudicada por esse modelo de colchão. 

Dentre esses efeitos colaterais, encontram-se:

  • Tontura, náusea e enjoo

  • Palpitações

  • Desmaios

  • Redução da pressão arterial

  • Dores localizadas, principalmente em regiões sensíveis

Em todos os casos acima, o uso do colchão magnético deve ser interrompido e o usuário deve procurar orientação de um profissional da saúde. Ainda que os riscos sejam baixos, deve-se ter cautela quanto aos sintomas iniciados, uma vez que esses podem apresentar riscos à saúde de seus usuários.

Vale a pena comprar um colchão magnético?

Mostramos com esse guia completo que os colchões magnéticos são excelentes opções de compra, sendo seus benefícios muito maiores que seus eventuais malefícios. 

Porém, o que foi destacado é o alto valor de uma unidade, especialmente se o comparamos com aqueles colchões que não apresentam essa tecnologia. Portanto, leve isso em consideração no momento da compra.

Caso deseje adquirir o seu colchão magnético, procure estabelecimentos confiáveis e sérios, além de conferir se o produto possui a certificação do Inmetro. Essa certificação irá garantir que o produto foi produzido de maneira adequada e com materiais de confiança.

Alertamos, no entanto, que esse produto não dispensa o acompanhamento de um médico em casos de dores articulares e problemas de circulação. Eles atuam apenas de maneira auxiliar, sendo uma ferramenta complementar a qualquer tipo de distúrbio que o usuário possa ter.

Convidamos você para outras leituras no site Guia dos Colchões, para ter ainda mais qualidade no seu sono. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *